19 Ferramentas SEO gratuitas para encontrar palavras-chave

O Google é o motor de pesquisa mais usado em todo o mundo. O site perfeito para dar a conhecer o seu negocio e chegar assim a muita mais gente. Como consequência é preciso você estudar a melhor maneira de chegar aos seus potenciais clientes.

Ao contrário do que muita gente pensa, não basta escrever qualquer coisa para aparecer no Google. Existem muitos fatores que nos vão ajudar a ter um melhor ranking.

Não importa o setor no qual você trabalha, usar as melhores ferramentas para encontrar as palavras-chave é essencial para fazer crescer o seu negócio.

Se realmente quer destacar no Google, tem que estudar a forma como as outras pessoas pensam e como pesquisam na internet. Dessa forma, vai ser muito mais fácil posicionar os seus posts e como consequência o seu negocio vai ter um maior alcance.

Faça o seu negócio crescer, receba as melhores dicas no seu email

Não seria extraordinário que se você escrever sobre ”lugares de interesse em São Paulo” todo a gente encontra-se seu site como os seguintes termos de pesquisa: ‘’Onde comer em São Paulo?’’ ou ‘’Meios de transporte para conhecer São Paulo’’?

Esta ferramentas SEO gratuitas servem para isso mesmo. Elas dispõe de informação muito mais relevante sobre o que precisam todos esses usuários e assim satisfazer as necessidades dos seus potenciais clientes.

Cada vez que você escrever um post, não tem que pensar como gostaria que encontrassem o seu site, mas sim focar os seus posts em função das pesquisas que essas pessoas fazem no Google. Um processo que pode parecer complicado mas com estas ferramentas vai se tornar numa tarefa bem simples.

A sua principal vantagem? São ferramentas de SEO gratuitas!

É obvio que existem muitas ferramentas pagas que são fantásticas. Todas essas ferramentas permitem uma análise muito mais fácil para conhecer o que a sua competência faz através delas. Mas na realidade o que muitos desses programas fazem é poupar o seu tempo, unindo todos os dados disponíveis através dessas ferramentas gratuitas.

Ferramentas SEO gratuitas para ganhar um melhor posicionamento, é possível isso?

ferramentas seo gratuitas

É isso mesmo, tudo isso é possível realizar com ferramentas totalmente gratuitas, embora essas ferramentas sejam algo mais limitadas em analises mais detalhados sobre a competência.

Você deve saber que todas estas ferramentas, sejam elas pagas ou gratuitas, não oferecem dados reais de pesquisa, mas vão lhe orientar com um maior ou menor acerto os interesses dos usuários.

Por isso mesmo eu uso todas essas ferramentas SEO que vamos ver e que são totalmente gratuitas.

Gratuitas? Sim, embora existam muitas ferramentas pagas que são realmente boas como o SemRush, o ahrefs ou o Xovi, todas elas tem algo em comum que é o seu preço exorbitante que pode não estar ao alcance de todos.

Vamos lá conhecer as 18 ferramentas de palavras chaves gratuitas que lhe vão ajudar a aplicar um melhor SEO nos seus posts?

O que é e como se faz um estudo de keywords gratuitas?

Já falamos anteriormente, fazer um estudo de keywords é muito simples mas requer algo de tempo. Pense que tem que posicionar todos os termos possíveis para assim o Google lhe dar um melhor ranking.  Para isso você tem que realizar uma série de técnicas de estudo de Keywords para assim inserir essas palavras dentro do texto que você quer posicionar.

Ou seja, você tem que procurar as palavras mais pesquisadas no Google e outras com menos pesquisas mas que podem ser também relevantes para o assunto que você quer tratar.

Quando você usar qualquer uma dessas ferramentas tem que tentar buscar:

  • As keywords com maior volume de pesquisa, sem que elas se tornem uma obsessão. Ou seja, mesmo que muitas dessas palavras possam parecer mais atrativas, certamente também têm uma maior concorrência e embora sejam palavras que deve ter em consideração, não é do seu interesse atacar essas palvras diretamente.
  • Palavras long tail: estas palavras são muito mais fáceis de posicionar, se o seu site é novo e ainda tem pouca autoridade perante o Google, será muito mais fácil começar por esse tipo de Keywords. Num futuro irá facilitar o posicionamento em Keywords mais gerais.

Exemplos de Keywords:

Imagine que você que posicionar as Keywords: Camisas brancas para casamentos de noite.

Em principio deverá ser fácil ter uma boa posição no Google, depois de uma simples análise de Keywords.

Resumindo,  é muito provável que o seu site apareça entre os primeiros resultados no Google. Neste caso, a principal vantagem que têm as palavras long-tail é que, em um futuro o seu site pode aparecer primeira da lista nas seguintes pesquisas:

  • Camisas Brancas
  • Camisas para casamentos
  • Camisas de noite
  • Camisas brancas de noite

Isto irá abrir uma lista de oportunidades enorme para si.

Fatores que deve ter em consideração antes de usar estas ferramentas SEO.

A nossa cabeça é uma enorme fonte de captação de ideias de Keywords. É relativamente fácil você se colocar na posição da outra pessoas que vai realizar a pesquisa no Google.

Este é um processo crucial no seu projeto, antes de começar a usar essas ferramentas para encontrar as Keywords. Você deve pensar nos termos você usaria para pesquisar esse conteúdo. Eu aconselho você realizar esse estudo perguntando a amigos, familiares. Nem todos pensamos da mesma forma quando pesquisamos algo.

Aproveite essas Keywords junto a outras centenas que lhe serão fornecidas pelas ferramentas SEO. Pense que são todas importante e que nunca sabe qual será a Keyword que lhe vai permitir alcançar esse tráfico orgânico que você precisa.

Ferramentas gratuitas para encontrar Keywords

Vamos conhecer todas as ferramentas SEO para encontrar as Keywords e assim realizar um estúdo de quais são os termos que deve usar para um SEO muito mais completo e assim ganhar á sua competência.

Dica: É recomendável você escrever num arquivo .txt todas as palavras que você encontrar em cada uma dessas ferramentas para assim poder escolher com um melhor critério quais deseja usar para o SEO dos seus posts.

Conheça as 18 ferramentas SEO gratuitas para encontrar as suas Keywords.

1- ANSWER THE PUBLIC

Ferramentas SEO gratuitas

Não poderiamos começar esta lista sem começar por referir esta potente ferramenta. É totalmente gratuita e vai lhe sugerir os principais termos pesquisados no Google. Uma forma muito fácil de encontrar as perguntas que usam os usuários nas pesquisas.

Isto é essencial para você explorar todas as palavras long tail, para assim estruturar o conteúdo do seu post e saber como escolher as keywords da sua publicação.

O seu funcionamento é muito fácil e intuitivo, basta introduzir a palavra que deseja posicionar, escolher a língua e esperar pelos resultados.

Esta ferramenta SEO vai lhe oferecer também a opção de exportar todos os dados para levar um estudo mais detalhado.

Sem nenhuma dúvida, answer the public é uma ferramenta rápida, simples e indispensável para encontrar as keywords para o seu projeto e o melhor de tudo, é totalmente gratuito.

2- Sugestões do Google

Se a nossa intenção é posicionar o nosso site no Google, nada melhor que aproveitar a sua própria ferramenta de pesquisa. Este é também um recurso que devemos aproveitar para encontrar palavras-chave.

Este é um dos seus aliados mais perfeitos para conhecer os termos mais pesquisados no buscador mais famoso do mundo.

Existem três formas de aproveitar os recursos que o Google põe ao nosso dispor.

  • Google Suggest:

Durante a pesquisa, não há nada melhor do que aproveitar as sugestões.

Estas palavras-chave são as mais pesquisadas por todos durante a sua pesquisa.

  • Asterisco:

Se usar o asterisco antes ou depois do termo que deseja pesquisar, o próprio buscador vai lhe dar ainda mais recomendações de palavras para completar sua pesquisa.

  • Palavras relacionadas:

O Google põe também ao seus dispor, as palavras relacionadas com o que você pesquisar. Essas palavras relacionadas aparecem depois dos primeiros dez resultados e são realmente interessantes se incluir as palavras-chave relacionadas com o assunto que quer escrever.

3- Keyword Planner

O planificador de palavras-chave gratuito do Google é o melhor lugar para começar e investigar as palavras-chave para o seu site.

Depois de o Google ter excluído os dados exatos (apenas para aqueles que pagam campanhas do Google Adwords) muitos pensam que esta ferramenta já não é útil… mas não é bem assim. Tem sido realmente uma decepção para muitos, mas ainda é gratuito e é um dos melhores resultados, além disso, são dados do próprio Google.

Esta limitação no posicionamento SEO e SEM é lógico, mas ainda é necessário usá-lo não apenas para o volume de pesquisas em intervalos, mas também para indicar o lance sugerido para criar publicidade no Google.

Para testar esta ferramenta tem que criar uma campanha de adwords com a sua conta Gmail e poderá ver os resultados sem ativar a campanha.

4- UBERSUGGEST

ferramentas seo gratuitas

Ubersuggest é outra ferramenta ideal para estudar as nossas palavras-chave. Neste site vai poder encontrar todas as palavras relacionadas que o Google oferece para o termo que você pesquisar.

Esta é uma ferramenta fantástica de SEO para obter as keywords longtail e assim poder adiciona-las dentro do seu texto, como palavras secundarias.

O seu funcionamento é muito simples, só tem que introduzir a sua palavra-chave e ele vai lhe mostrar a lista completa de keywords em ordem alfabética. E o melhor de tudo é que os dados fornecidos são muito precisos.

Esta poderosa ferramenta de palavras-chave vai lhe dar três opções:

  • Mostrar os resultados das pesquisas
  • Poderá ver o gráfico de tendências do Google Trends.
  • Encontrar novos resultados em função do seus termos de pesquisa, para assim potenciar ainda mais as palavras-chave longtail

Todos os resultados poderão ser finalmente exportados num arquivo .CSV.

5- HYPERSUGGEST

Uma outra ferramenta com um funcionamento muito similar.

Ideal também para comparar e investigar novas palavras-chave e garantir assim uma boa qualidade SEO no seu site.

Este site vai lhe permitir pesquisar as palavras-chave em função da língua e do país. Dessa forma, você irá obter um lista de palavras-chave e frases longtail, encontradas no Google, Youtube e Google Shopping.

Uma outra vantagem é que você poderá exportar a sua lista de resultados, podendo também excluir as keywords que não deseja.

6- KEYWORD TOOL (Também com uma versão paga mais completa)

Ideal para usar como alternativa ou até complemento das duas anteriores. Keyword Tool oferece, na sua versão gratuita, dados muito úteis que podemos incluir na nossa lista de keywords.

Conta com uma ferramenta paga ainda mais completa, que lhe vai permitir encontrar o volume de pesquisas de cada palavra-chave. O seu ponto mais forte é que vai lhe permitir encontrar os dados organizados de maior a menor volume de pesquisas, perfeito para conhecer a importância de cada palavra-chave.

A ferramenta vai lhe brindar também a possibilidade de encontrar os termos mais pesquisados em sites como: Amazon, Bing, Youtube, Ebay, etc…

Exporte os dados e trabalhe com eles para ampliar as palavras que você precisa para posicionar seu site.

7- INFINITE SUGGEST

Uma outra alternativa gratuita é o Infinite Suggest. O seu buscador vai lhe ajudar a encontrar as suas palavras-chave, através de uma lista muito completa das keywords que mais lhe interessem.

Aqui vai poder aplicar um filtro por palavras, essencial para segmentar novas palavras relacionadas e assim obter dados com outras ferramentas como o SEMRush.

O seu índice IC mostra valores que indicam que quanto maior é o seu numero, maior é a quantidade de pesquisas realizadas no Google.

8- SOOVLE

Adoro esta ferramenta, devido a que as suas pesquisas são baseadas em resultados de diferentes motores de pesquisa, como o Bing, YouTube  y Yahoo.

O seu desenho é algo antiquado, embora o mais importante é que o seu trabalho cumpre as expectativas. O Soovle oferece algumas palavras-chave que devemos ter em conta através do seu relatório de palavras SEO.

Ideal para ser usado como um bom complemento de outras ferramentas, para assim analisar as suas keywords e assim poder superar a competência em termos de SEO.

9- WORDZE

Uma maneira muito fácil e intuitiva para conhecer as palavras mais usadas no Google.

Para poder fazer uma analise é necessário criar uma conta com o seu nome de usuário e um e-mail.

Uma vez criada sua conta vai ter ao seu dispor ferramentas totalmente gratuitas para procurar essas palavras tão uteis para o seu projeto.

Aqui vai encontrar o volume de pesquisas e se esse volume é crescente ou decrescente, comparado com o período anterior.

Agora vai ser muito fácil encontrar uma estimativa de valor de CPC, além de conhecer novas sugestões de palavras-chave longtail.

Outra das vantagens é que permite realizar a pesquisa não só no Google, mas também para outros site como o Bing, Amazon o Youtube.

10- LSI GRAPH

Esta ferramenta conta com um aspeto muito visual o que torna ainda mais fácil a tarefa de pesquisar e consultar palavras-chave.

O funcionamento do LSI GRAPH é muito fácil. Basta colocar a sua Keyword na pesquisa de palavras e esta plataforma gratuita vai procurar centenas de palavras relacionadas que poderá inserir num arquivo .txt. Mais tarde, você pode analisar quais são as mais relevantes para o seu projeto.

11- WORDSTREAM

Uma outra alternativa que vale a pena você testar é o Wordstream. Ele oferece um número mais limitado de palavras-chave, no entanto ele vai mostrar as palavras com maior volume de pesquisas. Um limite que pode ser ultrapassado se facilitar o seu e-mail. Dessa forma, irá receber um arquivo com todas as keywords diretamente no seu e-mail.

Quando receber o e-mail, vai poder baixar esse arquivo excell com todas as palavras-chave, com um volume de pesquisas bastante exato.

12- TINY SUGGEST

Uma das melhores ferramentas gratuitas para encontrar palavras, com uma maior combinação de palavras de longtail.

Este é um buscador sensacional com o qual pode obter uma análise, que lhe vai permitir ganhar terreno perante a sua competência.

O seu funcionamento é também muito simples, só tem de inserir a sua palavra-chave e escolher um idioma. Feito isso este site vai lhe mostrar centenas de possibilidades.

Uma opção interessante é o fato de poder baixar todos os dados no seu computador.

13 – KEYWORD SHITTER

O seu ponto negativo é a sua aparência algo feia e antiga. Esta plataforma é útil para aumentar a sua lista de keywords longtail.

O seu funcionamento é muito fácil, basta inserir  uma palavra ou várias palavras-chave e clicar em ‘’Start Job’’ e o site faz o resto. Feito isto vai ter a um relatório SEO muito completo.

Os resultados oferecidos são variados e são essenciais para estabelecer palavras-chave secundárias para distribuir pelo respetivos textos do blog.

São várias as combinações, pelo que vai poder parar esse processo de pesquisa quando precisar, sempre que encontrar palavras que têm pouco que ver com o assunto que você quer tratar. Os resultados mostrados são muito extensos, por isso é aconselhável parar o processo.

14- KEYWORDS SUGGESTION TOOLS

Keyword suggestion tool, faz parte de uma outra ferramenta denominada Theseotools (uma ferramenta muito completa para fazer o analise SEO do seu site).

Este site esta ao seu dispor com um funcionamento muito fácil e parecido com outros que já falamos antes. Depois de introduzir a palavra-chave que desejar, irá ter acesso ás Keywords ordenadas por ordem alfabético.

Selecionando as palavras mais interessantes para si, vai poder ter acesso a elas na coluna direita, para que assim as possa copiar para uma análise mais profunda.

Básicamente é uma ferramenta poderosa onde vai poder encontrar uma grande varieadade de Keywords que podem ser muito úteis para o seu projeto.

15- MERGE WORDS

Esta ferramenta tem um funcionamento algo diferente das outras, pois neste caso vai ser preciso usar a lógica.

Se você quer escrever sobre um determinado assunto, vai ter que usar três colunas, nas quais tem que inserir distintas palavras de pesquisas relacionadas.

Desta forma, mediante esta ferramenta, vai encontrar todas as combinações possíveis de pesquisa.

Depois da lista ser extraída, podemos adicioná-la ao planejador de palavras-chave do Google Adwords para assim saber quais são as keywords mais lucrativas.

Se fizer clique em ‘’Extra Options’’, a ferramenta vai lhe brindar uma opção muito útil para a pesquisa de domínios.

Muitas vezes, não sabemos que nome de domínio devemos escolher, fazendo clique em separator > nothing, vai unir essas combinações para assim poder estudar um nome de domínio que lhe pode interessar.

16 – SEO CHAT

ferramentas seo gratuitas

SEO CHAT conta com um painel que agrupa as principais ferramentas para analise de website. Com ela vai poder validar os vários elementos de um site, usar as suas ferramentas de SEO, Social Media, SEM, SEO avançado. E como não podia deixar de ser também pode encontrar palavras-chave.

Este site oferece um grande número de ferramentas que ajudam a profissionais e não só, a melhorar o seu conhecimento sobre SEO. Cada ferramenta nele disponível, põe ao seu dispor um uso máximo de 10 vezes por dia. No caso de abrir uma conta, vai contar com um uso ilimitado de todas as sus aplicações.

Vamos analisar três ferramentas disponíveis para levar a cabo a nossa pesquisa:

  • Google Keyword Suggest Tool

Aqui poderá encontra as melhores palavras-chave gratuitas por ordem alfabético.

Introduza a palavra que você quer ver posicionada e a ferramenta irá criar uma lista das palavras-chave mais populares que começam com o termo pesquisado.

Este site faz a pesquisa em sites como o Google, Amazon, Youtube y Bing para obter os seus resultados

  • Suggestion Keyword Finder

Basta introduzir uma keyword ou frase para assim obter uma lista de palavras relacionadas. Se desejar um relatório ainda mais profundo, clique no botão ‘’Nivel 2’’ e no ‘’Nivel 3’’.

Existe a possibilidade de você poder baixar todos os dados fornecidos por esta ferramente SEO gratuita.

Um opção indispensável para descobrir novas oportunidades, que a competência talvez ignore.

  • Keyword Combination Tool

Com um funcionamento muito parecido a Mergue Words. Insera as suas palavras nas duas colunas para assim conhecer todas as combinações possíveis.

17 – KWFINDER (Versão gratuita de 2-3 pesquisas por día)

Ferramentas SEO gratuitas

KWFFINDER é uma dessas ferramentas que não é totalmente gratuita. Incluimos este site na lista porque conta com uma versão gratuita. Se optar por fazer o registo vai poder fazer 2 ou  3 pesquisas por dia.

Um complemento perfeito para ser usado em combinação com o Google Adwords, pois oferece um número de pesquisas bastante exatas.  Além disso, também indica a concorrência de cada palavra-chave.

Este é sem dúvida uma ferramenta que vale a pena investir, se você tiver um negocio online. Esta ferramenta é paga na sua versão ilimitada e pode poupar muito dinheiro se contratar um pagamento anual.

No entanto, pode usar a sua versão gratuita, se a internet é só um passatempo para você. Através dela vai poder obter um grande numero de keywords para criar um blog e escrever posts.

18- SEOLYZE (30 dias gratuitos)

Outra ferramenta fundamental, que embora não mostre palavras-chave, é útil para criar um post voltado totalmente para o SEO.

Quando terminar de criar o seu post, basta copiar o seu texto no editor, a keyword que pretende usar. Esta ferramenta vai se encarregar de mostrar:

  • As palavras que usa a sua concorrência e que você deve incluir
  • Aquelas que foram usadas em excesso e que deve remover
  • Um gráfico onde compara as palavras que usam os seus 10 concorrentes que lutam para posicionar essa mesma Keyword.

Esta é sem lugar a duvidas uma das ferramentas mais imprescindíveis. Se tiver a possibilidade de contratar este serviço não duvide, mas acima de tudo é aconselhável usá-la durante os 30 dias gratuitos.

Para usufruir de uma forma gratuita só precisa dar o seu nome e e-mail. Sem fornecer qualquer tipo de dados bancários, vai poder usar esta fantástica ferramenta SEO durante 1 mês.

19- SERPSTAT (10 Pesquisas gratuitas por dia ou 30 se tiver registrado)

Já falamos de várias ferramentas SEO gratuitas, que lhe vão permitir fazer um bom estudo sobre o seu site. No entanto esta é uma ferramenta totalmente diferente, onde pode encontrar informação que não está disponível em nenhuma das anteriores.

Serpstat é uma ferramenta muita parecida aos sites mais conhecidos como Href ou Semrush. Esta também é uma ferramenta paga, mas no entanto vai poder usa-la de forma gratuita. Uma área algo limitada, que vai ser muito útil e está ao alcance de qualquer pessoa que deseja aplicar SEO no seus projetos.

A sua versão gratuita vai lhe permitir 10 pesquisas gratuitas por dia, mas se tiver registrado vai poder fazer 30 pesquisas diárias, algo que faz desta uma ferramenta maravilhosa.

Com SERPSTAT pode ver:

  • Palavras-chave que usam na sua estrategia SEO os concorrentes do seu nicho.
  • As Keywords usadas pela competência na publicidade.
  • A lista dos principais concorrentes do seu setor.
  • As perguntas da pesquisa, com as quais pode criar conteúdo para o seu blog.
  • Sites que estão no TOP 10 do ranking da palavra-chave usada
  • Os Websites que lideram as Serps que recebem mais tráfego.

Podemos concluir que esta ferramenta é muito completa e vai poder usá-la durante a sua estrategia SEO, PPC, marketing, marketing de conteúdos.

Conclusão

Esta foi a nossa análise das principais ferramentas SEO Gratuitas, embora não oferecem opções tão completas como as gratuitas. Com elas vai pode fazer um melhor estudo do mercado e das suas palavras-chave, estas ferramentas podem ser um ponto de partida para quem vai começar no mundo digital e não conta com muitos recursos.

Lembre-se que cada palavra-chave é importante, assim como analisar a concorrência. Faça uma lista completa de Keywords importante que deve usar nos seus títulos e nos seus textos. Não se canse também de analisar as keywords longtail, nunca se sabe que palavra-chave pode atrair visitantes no seu site.

Este é um processo que pode ser algo demorado, mas é sem dúvida, essencial que você use cada uma dessas ferramentas para que o SEO do seu site seja perfeito.

O que é que você achou dessa lista? Conhece outras alternativas aos sites que já referimos? Conte para a comunidade a sua experiência.

About Ivo Pereira

Desde muito jovem, um eterno amante do empreendedorismo. Com 18 anos sai da minha zona de conforto e desde esse momento a minha vida mudou completamente. Formado em Espanha em redes e sistemas informáticos, desde muito cedo me apercebi as oportunidades que gerava o mundo digital. Foi então quando decidi que devia me formar em outras áreas do mundo digital e comecei um nova etapa, desta vez me tornei num Webdesigner, consultor SEO e SEM. Trabalhei como freelancer para importantes empresas na Europa, sediadas na Holanda, pais no qual permaneci durante 4 anos. Agora decidi ajudar milhares de pessoas que desejam criar o seu próprio negócio ou que talvez queiram expandi-lo a nivel digital.

Anterior

Descubra quais são os melhores servidores portugueses

Guia definitiva de Dropshipping 2018: Lista de Distribuidores e as melhores plataformas de venda

           
Próximo