GeneratePress: O melhor template do WordPress para Seo 2018

|

Se chegou até aqui, provavelmente já conhece perfeitamente o software de código aberto, mais usado por esse mundo fora. O WordPress é uma ferramenta poderosa e conta com um design elegante e funcionalidades poderosas que lhe dão a liberdade de poder criar o quiser. Esta plataforma é usada em 29% da web, desde blogs pessoais a sites de noticias muito conhecidos e o melhor de tudo, é totalmente gratuito. Pode obter mais informação no site oficial do WordPress.

Mas o principal propósito da criação deste post não é o WordPress, isso é um assunto que iremos abordar com mais detalhes em outro post. Hoje era a vez de falar do template que é considerado por muitos como o melhor template para WordPress. Tem como como nome GeneratePress e dispõe de duas versões, uma totalmente gratuita e outra premium. Tendo em conta que é um dos templates mais poderosos do mercado, este plugin tem um preço simbólico de 39.95$.

GeneratePress é um template que conta já com mais de 100 mil downloads e a sua classificação de 5 estrelas, comprava que é sem duvida o melhor template gratuito do WordPress. Convém salientar que este template é totalmente compatível com o plugin elementor, algo que iremos abordar em outro post.

Este template vai-lhe permitir trabalhar em vários projetos. Esqueça aqueles templates com milhares de opções, com demos muito bacanas e com um infinidade de recursos que vão fazer com que o seu site fique muito lento e que tenha que fazer milhares de configurações.

Esqueça essa sentimento de raiva e impotência por não ser capaz de configurar o template da forma que você tanto gosta. Não há sensação mais frustrante do que comparar um template e depois ser incapaz de criar todas essas secções como tinha planeado. Mesmo aqueles que temos mais experiencia em configurar templates, podemos muitas vezes acabar com uma grande dor de cabeça.

Generate Press é um theme que atua como um framework e cubre as necessidades tanto de um Web developer profissional como de todas as pessoas que estão a começar neste mundo.

Conheça os principais motivos deste template ser considerado por muitos como imprescindível.

 

Por que considero o Generate Press o melhor template para WordPress?

Já tenho vários anos de experiência a nivel de WordPress e depois de ter a oportunidade de experimentar vários templates, este tornou-se o melhor template do mercado. Vamos explicar agora quais são os principais motivos da minha afirmação quanto ao Generate Press.

#1 Rápido como um foguetão e tão leve como uma pena

Este template opta por um design limpo e minimalista que nos faz lembrar os templates Genesis Framework. Vem incluido com nada mais e nada menos do que o mínimo necessário para fazer funcionar o seu site.

Na sua versão premium temos a opção de ativar os addons que adicionam funcionalidades extra ao seu template. Basicamente com os dados vai poder modificar o design e a estrutura do seu blog/site.

#2 Design 100% adaptado a todos os dispositivos móveis

Hoje em dia a maioria das pessoas acede aos sites através do seu telemóvel (celular), pelo que é realmente fundamental adaptar o conteúdo do seu site a todos o tipo de dispositivos móveis. Portanto este template está totalmente adaptado para todos os tipos de dispositivos móveis e a diferentes tamanhos de ecrã.

Para além disso, também é possível criar um menú diferente para este tipo de dispositivos, assim como adicionar um logotipo diferente. Algo que pode ativar ou desativar muito fácilmente através do menú de personalização

#3 Código limpo e totalmente preparado para o SEO

O template foi totalmente optimizado no que diz respeito ao código. Durante a sua programação foram estritamente  cumpridas as recomendações do WordPress para que assim seja mais fácil indexar o seu site.

Devemos também enaltecer que também cumpre com os requisitos de microdados da schema.org, que facilitam a comunicação do seu site com o Google.

#4 Compatível com uma amplia gama de plugins e de Browsers

Um fator de grande importancia e que pode fazer aumentar as funcionalidades do seu projeto.

Imagine, por exemplo, que quer criar um site com várias línguas, mas o template que está a usar não é compatível com WPML (Plugin premium para criar sites com mais de um língua), seria realmente uma grande decepção.

Com este plugin não precisa de se preocupar com nada disso, pois é compatível com os plugins mais usados, como o:

  • Woocommerce: Essencial para criar a sua loja online
  • bbPress: para criar uma comunidade ou fórum
  • Elementor: plugin que lhe facilita o design do seu site e faz autenticas maravilhas.
  • WPML: para criar site com várias línguas.
  • Yoast SEO: fundamental para fazer o SEO do seu site.

Outro aspeto do qual não se deve preocupar também é se o seu browser é compatível, pois este template vai funcionar a perfeição em qualquer um deles.

#5 Totalmente intuitivo e muito fácil de adaptar ás suas necessidades

É um template que encantará aos usuários mais exigentes e com grandes possibilidades de personalização.

O seu aspeto estético também é muito fácil de modificar, através das várias opções de personalização disponíveis. Algo que torna este template, altamente recomendado para usuários menos experientes.

A sua fácil personalização é sem lugar a duvida um dos seus pontos mais fortes.

#6 Porque a opinião dos usuários também conta

Outro ponto totalmente relevante antes de fazer a instalação de um template do WordPress, é a opinião dos outros usuários.

Hoje em dia conta com mais de 100 mil downloads ativos e com uma média de 5 estrelas no site oficial do WordPress.

GeneratePress O Melhor template do wordpress

#7 Suporte extraordinario

Vários templates dizem oferecer um suporte sem igual, mas nada longe da realidade. Depois de vários anos de experiência com respeito a templates posso lhe garantir que poucas vezes me encontrei com um suporte tão bom como o GeneratePress.

Está ao seu dispor um fórum onde pode expor as suas dúvidas, normalmente não demoram muito em responder ou em encaminhar para um tutorial que lhe vão permitir corrigir os erros sozinho.

Com a versão premium do Generatepress, você terá um suporte rápido e eficiente e a maioria das vezes você será respondido por Tom Usborne, o criador desta maravilha, com o qual todas as suas dúvidas serão sempre resolvidas.

Este é um ponto que dificilmente é levado em conta quando compramos um template, mas, na minha opinião, é de vital importância e Tom Usborne cuida bem este detalhe. Este é outro ponto forte a favor do GeneratePress, que o torna no melhor tema do WordPress.

#8 A línguagem não será uma barreira

Este template foi traduzido a mais de 20 línguas diferentes. Se para si encontrar um template traduzido a português é um problema, não se preocupe porque está totalmente traduzido.

Mas afinal o GeneratePress é gratuito ou pago?

Como falávamos no começo deste post, este template pode ser usado de forma totalmente gratuita. Contudo se usar a sua versão gratuita, não vai poder usufruir dos seus addons e vai perder assim um grande potencial.

São no total 14 addons que vão poder aumentar o potencial do seu template, contudo pode optar pela sua compra separada por um preço de 10$ cada um.

GeneratePress O melhor template do wordpress

O GeneratePress Premium inclui:

  • Usar a licença de forma ilimitada: pode usar Generatepress Premium todas las vezes que quiser sem nenhum limite de instalações.
  • Atualizações durante 1 ano: quando acabar o primeiro ano, poderá renovar a licença com um desconto de 30%.
  • Suporte durante 1 ano: irá receber suporte a qualquer duvida que possa surgir, durante um ano, passado esse ano terá que renovar a licença para receber suporte.

Tom Usborne está tão convencido da qualidade do seu template pelo que lhe garante 30 dias para experimentar o mesmo e caso não fique satisfeito ele faz a devolução do seu dinheiro.

Para ter uma ideia da relação qualidade/preço, um template no Themeforeste costuma costar entre 60$  e 80$ mais IVA, com suporte de 6 meses e só permitem a sua utilização num único site.

Não sei nada de programação! Quais sãos as principais opções que temos com o GeneratePress Premium? 

Se leu tudo até agora, deve ter ficado impressionado pelas principais características deste plugin, mas também suponho que deve estar ansioso por saber qual é o verdadeiro potencial deste plugin e do que é capaz de fazer um template como este.

Depois de instalar este template pela primeira vez, não deve nem imaginar a grande quantidade de modificações possíveis sem saber nada de programação. O seu painel de personalização é muito fácil, intuitivo e vai-lhe ajudar durante o processo.

Antes de instalar os addons, primeiro deverá instalar o template como qualquer outro. Quanto aos addons deverão ser instalados como um plugin e só irá funcionar com o template que estiver ativado.

Para ver os addons terá que entrar em Apresentação -> GeneratePress, ativar a sua licença com o seu código e depois deve proceder á ativação dos addons.

GeneratePress O melhor template do wordpress

#1 Colors

Este addon vai lhe permitir modificar todas as cores do seu site, com uns simples cliques, sem que para tal tenha que tocar em nenhuma linha de código.

Estão são os elementos que vai poder modificar:

GeneratePress O melhor template do wordpress

Como pode comprovar pela imagem, as possibilidades são imensas, só falta um bom toque de imaginação e terá um site ao seu estilo.

#2 Typography

Outra das características que tanto gosto deste template, uma configuração básica e ao mesmo tempo muito útil. Ao usar este addon vai poder modificar toda a tipografia do seu site, muitas das fontes disponíveis pertencem ao Google Fonts, pelo que dispõe de uma amplia variedade.

Pode modificar a fonte dos seguintes elementos:

GeneratePress O melhor template do wordpress

#3 Sections

Com este addon vai poder criar secções, cada uma com um estilo próprio. Os principais parâmetros que vai poder modificar são os seguintes:

  • Escolher uma imagem e cor de fundo
  • Pode escolher a largura da secção, que pode ser limitada ou ocupar toda a largura
  • Criar um efeito parallax
  • Modificar a cor do texto e  dos seus links
  • Modificar os valores de padding
  • Criar o seu próprio CSS

Generatepress o melhor template do wordpress

Contudo sempre que usar as secções não será possível usar plugins como o Elementor, nem dividir as secções em colunas, algo que poderá vir numa futura atualização.

No caso de querer incorporar colunas nas suas secções terá que usar outro plugin criado pelo mesmo Tom e trata-se de: Lightweight Grid Columns

Outro método alternativo em vez de usar as secções, seria usar uma ferramenta de edição, como o Elementor, um dos plugins que está a revolucionar o mundo do WordPress.

Pode comprovar neste video o verdadeiro potencial das secções:

#4 Menu plus

As opções de configuração do menu são uma grande ajuda e prometem melhorar a experiência do usuário assim como a facilidade com que os usuários navegam no seu site.

Este menú dispõe de duas versões, uma mais virada para a versão desktop e outra mais virada para a versão Mobile.

Também vai ter a opção de ativar o stick menu que ficará visível no canto superior do seu site.

Quanto á sua versão para dispositivos móveis, vai poder ativar um menu lateral. Trata-se de um menu  que é exibido na parte lateral do seu site e vai facilitar a navegação de todos os usuários que entrarem no seu site.

Deixo aqui um vídeo da página oficial para que você possa ver todas as opções incluidas neste addon.

#5 Page header

Como o nome em inglés bem indica, estão opção vai lhe brindar a possibilidade de personalizar o seu site, assim como os seus posts. Podendo assim inserir imagens, videos, código HTML ou até shortcodes

Pode por exemplo criar shortcodes para crear um slide de imagens, mas para isso terá que recorrer a outro plugin.

Aqui fica outro video onde pode ver de uma forma resumida, todas a possibilidades que oferece:

#6 Blog

Modificar a aparência do seu blog vai ser uma tarefa muito fácil e rápida, graças a este addon.

Entre todas as opções que dispõe, podemos destacar as seguinte:

  • Pode destacar o ultimo post para que este fique bem mais visível na sua Home page.
  • Ocultar outros elementos como: categoria do post, data, comentários, autor, etc.
  • Escolher um novo design das colunas do seu blog, ou até dar um estilo masonary layout.
  • Mostrar o post completo ou até estabelecer um número de caracteres que irão ser mostrados
  • Mostrar o ocultar imágenes destacadas en los artículos o modificar su ubicación.

Veja o resumo de todas as opções disponíveis com este addon:

#7 Backgrounds

Modificar o fundo dos elementos do seu site nunca foi tão fácil, como com este addon. Capaz de lhe brindar várias possibilidades como, por exemplo, modificar as imagens de fundo:

  • body
  • Header
  • Content
  • Sidebar
  • Footer
  • Menú principal
  • Menús secundario

Embora o meu conselho é que use este addon com alguma moderação para não cometer o erro de poder sobrecarregar o seu site com várias imagens, fazendo com que a experiencia do usuario piore, assim com fica menos visível nos motores de pesquisa.

#8 Spacing

Este addon vai-lhe permitir modificar o espaço (padding) dos diferentes elementos do seu site, sem medo de que esse elemento não enquadre bem no seu site.

É uma coisa muito comum, em outros templates que não são tão versáteis, o facto de mexer no padding pode criar pequenas imperfeições no seu site.

Tal não acontece como pode comprovar com o seguinte video:

#9 Secondary nav

Muitas vezes precisamos usar um segundo menú, pelo que este addon vai-lhe facilitar a tarefa nesse sentido.

São várias as opções assim como as localizações do menú, pode até mudar a cor, a tipografia, entre outros.

Este video é um pequeno resumo daquilo que falo:

#10 Copyright

O texto com o copyright no rodapé do seu site pode ser modificado muito fácilmente com este plugin.

Pode introduzir texto normal ou até usar HTML ou shortcodes para personalizar o rodapé.

 

#11 Disable elements

Outro addon que para mim é muitas vezes imprescindível e vai fazer com que consiga tirar todo o potencial deste template.

Nunca tinha usado um template que permiti-se desativar certos elementos do seu site. Um simples clique chega para desativar ou ativar qualquer elemento nos seus post ou até páginas.

Estes são os principais elementos que pode ocultar:

GeneratePress o melhor template wordpress

Algo ideal para quem está a pensar criar sites com Landing Pages.

#12 Hooks

Um addon talvez para pessoas com mais experiencia no mundo da programação. Este addon vai-lhe facilitar a introdução de novo código em várias zonas do seu site.

Esse mesmo código pode ser HTML, PHP ou até shortcodes.

Estas são as zonas onde pode inserir o seu código:

  • wp_head
  • Before Header
  • Before Header Content
  • After Header Content
  • After Header
  • Before Content
  • After Entry Title
  • After Content
  • Before Right Sidebar Content
  • After Right Sidebar Content
  • Before Left Sidebar Content
  • After Left Sidebar Content
  • Before Footer
  • Before Footer Content
  • After footer Content
  • wp_footer

Este addon é perfeito se quiser incluir, por exemplo, um formulario de subscrição o algum tipo de publicidade por exemplo.

Desta forma só terá que colocar o código que desejar no book que quiser e este irá ser apresentado no seu site.

Por que deveria usar o GeneratePress?

Se leu tudo até agora, deve ter reparado que este é um template que pode ser configurado de uma maneira muito intuitiva. Isso unido com o bom suporte que tem, faz com que seja um template que cumpre os requisitos dos usuários menos habituados com templates do WordPress.

Quem não tiver muita experiência, vai ser muito fácil configurar este template com o seu estilo. Começando pelas cores, passando pela tipografia, personalização de menus, e um número infinito de opções. Todas essas configurações podem ser modificadas sem ser para tal necessário ter o mínimo de conhecimento sobre programação.

Para quem tiver algo mais de experiência, também vai ser muito colocar o CSS, para aplicar os seu proprio estilo a cada elemento do seu site. Além do mais também pode adicionar novo código graças ao addon hooks.

Este template da uma enorme variedade de configurações, só terá que usar a sua imaginação para criar um site muito diferente e visivelmente atrativo para os seus visitantes.

Dispõe de uma enorme flexibilidade para modificar a estrutura do seu site como por exemplo pode excluir o rodapé, ou nem mostrar o sidebar, enfim as possibilidades são muitos.

Além do mais este template foi pensado exclusivamente para permitir otimizar o seu site para que assim possa ser rápido e dessa forma os motores de pesquisa irão lhe facilitar o processo para aparecer nos primeiros da lista. Por outras palavras podemos dizer que este plugin não inclui funcionalidades que são totalmente desnecessárias.

O design do seu site pode ser fácilmente exportado para outros sites.

Outra vantagem que tem depois de adquirir o plugin é o fato de o poder usar de uma forma ilimitada, assim pode instalar em tantos sites como quiser nem ter que ficar preocupado por isso. O seu preço é simbólico se for comparado com outros templates.

Plugins recomendados para usar com GeneratePress

O proprio criador deste extraordinario template criou também 4 plugin que combinam muito bem com este template e podem assim aumentar o seu rendimento assim como a suas possibilidades.

Como é obvio estes plugins são totalmente independentes do template e também são muito recomendados se quiser usar com outro template

Evidentemente estos plugins son independientes de la plantilla y también son muy válidos para usarlos en otros temas.

#1 Lightweight Social Icons

Este plugin vai servir para introduzir um widget com os ícones das suas redes sociais. Vai poder modificar o tamanho, as cores, entre outras cosas.

Veja todas as possibilidades que lhe brinda este plugin no site do WordPress .

#2 Wp Show Posts

Outro plugin sensacional criado também por Tom Usborne e que lhe vai permitir adicionar os últimos post no seu blog, fácilmente através de simples shortcodes.

#3 Lightweight Grid Columns

Com este plugin é possível criar colunas (responsive) para que assim possa inserir todo o seu conteúdo através de simples shortcodes.

#4 Simple CSS

Um plugin com o qual vai poder adicionar código CSS através do seu proprio painel de administração do WordPress, assim como desde páginas ou até posts.

Um plugin perfeito para lhe dar o seu ultimo toque final neste template.

Conclusão

Se ainda não teve a hipótese de experimentar este template ou está neste momento a usar outro template, aconselho vivamente a dar uma oportunidade ao GeneratePress. Vai ver que não se vai arrepender e se você se arrepender pode sempre ser reembolsado.

A maior conclusão que podemos tirar deste template é que é um magnifico investimento a um preço bastante apelativo e que neste momento compete e melhora templates como Divi ou até Genesis. Para mim é sem lugar a dúvida o melhor template para WordPress.

Além do mais pode ser usado em combinação com o plugin Elementor, pelo que agora não vai ter desculpa para criar o site que sempre desejou.

E você já experimentou o GeneratePress? Ainda tem alguma dúvida quanto a este template? Partilhe a sua opinião ou dúvida, será para mim um prazer poder dar uma ajudinha no seu projeto.