Livros para empreendedores: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Hoje vamos te trazer o resumo do livro: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, para dar assim começo a uma nova temática no nosso blog.

Queremos fazer com que sejas um empreendedor de êxito. Para tal vamos analisar os livros para empreendedores mais recomendados. Desta forma vai ser bem mais fácil teres aquele empurrão que tanto precisas para cumprir os teus objetivos.

São livros que te vão inspirar na criação de novos negócios e novas ideias empreendedoras. A tua própria formação é algo fundamental para entrar neste mundo do empreendimento. Assim vai ser mais fácil alcançares esse éxito que tanto mereces.

O livro que te trazemos hoje foi escrito por Stephen R. Covey e é um dos maiores sucessos de sempre.

Agora vai ser muito mais fácil realizar as mudanças de dentro para fora. Irás ter um novo ponto de vista do mundo e de como funciona. Depois de leres Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, vais conseguir desenvolver novos hábitos, que te vão ajudar a atingir novos objetivos e melhorar a tua educação financeira.

Básicamente vai te facilitar a tarefa de ser mais produtivo e focado sempre nos teus objetivos.

Resumo: Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Nesta obra, Stephen R. Covey, começa por realçar um fator importante na nossa vida. O ciclo da independência, onde aborda 3 tipos de personalidades. Entre as quais temos:

  • DEPENDENTE: Este é o perfil de pessoas que depende de terceiros. Sou uma pessoa subordinada ás suas ordens. Tu dizes-me o que tenho que fazer e eu faço o que tu me dizes. Tu ordenas, eu executo essa ordem. Eu não sou responsável, é tu.
  • INDEPENDENTE: Como o nome bem indica, é o perfil de pessoas que gosta de trabalhar sozinha. Este tipo de pessoas não depende de ninguém, eu faço tudo.
  • INTERDEPENDENTE: Este é o perfil de pessoas que gosta de trabalhar em equipa. Eles são conscientes que trabalhar em equipa vai lhe permitir conseguir um melhor resultado do que trabalhar sozinho.

Para cumprir Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o autor realça que é fundamental trabalhar em equipa. Este tipo de personalidade é mais efetivo e como consequência vai lhe ajudar a conseguir melhor resultados.

Um fazendeiro pobre descobre um ovo de ouro no ninho da sua galinha. Ele não conseguia acreditar na tamanha sorte que teve. E cada dia que passa, aparecia um novo ovo de ouro, tornando-o milionário. Mas ao passar do tempo, o fazendeiro ficou impaciente e decidiu matar a galinha para obter todos os ovos de uma vez, sem ter que esperar um dia após o outro. Mas, ao abrir a galinha, ele vê que não tem nenhum ovo de ouro dentro do corpo.

Hábito 1: Seja Pró-ativo

Ser pró-ativo é algo mais do que tomar a iniciativa. É aceitar a responsabilidade por algo e ser o responsável de que tal coisa aconteça. Tens que garantir que tal coisa irá acontecer. Para seres pró-ativo tens que ter a certeza que essa tarefa vai ser finalizada.

Ao contrário da proatividade, existem pessoas que vivem á mercê dos acontecimentos externos, dependem de outros fatores para que seu dias sejam excelentes. Podemos verificar como exemplo: Amanhã se chover não será um dia bom ou, se tiver frio não poderia comparecer na academia.

Quando a tua vida depende de fatores externos, isso significa que vives de uma forma passiva. Isto é precisamente o contrário das pessoas proativas. Neste caso a tua vida é levada por alguns acontecimentos ao teu redor.

Hábito 2: Comece com um objetivo em mente

Define uma meta, um objetivo, faz uma lista de tarefas que te vão permitir estar mais perto de conseguir essa ideia. Esse objetivo pode ser a nivel pessoal, profissional, económico, físico.

É realmente importante te mentalizares que queres mesmo alcançar essa meta. Por exemplo, se quiseres perder peso, não fiques só com a ideia “Eu quero perder peso”. É importante que ponhas os meios para realizar tal objetivo.

Cria objetivos realistas, algo que possa ser alcançado por ti. Toma as ações necessárias para poder materializar a tua meta e que te deixem cada vez mais perto. Por exemplo, “Quero perder 15 kilos antes do dia 30 de Maio deste ano, para tal vou fazer exercício todos os dias durante 45 minutos”.

O meu objetivo é fazer 5 vendas este mês, portanto vou fazer todas as chamadas que forem necessárias até alcançar esse objetivo.

Hábito 3: Primeiro o mais importante

É fundamental conseguires dar prioridade ao que realmente é mais importante. Para que possamos ser realmente mais efetivos, devemos organizar o nosso tempo em prol das nossas prioridades. Este hábito vai te ajudar a levar o control do teu tempo.

Atribui novas prioridades ás tuas tarefas: URGENTE E IMPORTANTE.

URGENTE: Significa que tens que completar essa tarefa com um efeito imediato.

IMPORTANTE: Significa que se ao realizar essa tarefa, irás estar bem mais perto do objetivo que definiste no hábito 2.

Assim uma tarefa pode ser avaliada segundo o seu grau de importancia:

  • URGENTE E IMPORTANTE;
  • IMPORTANTE, MAS NÃO URGENTE
  • NEM URGENTE, NEM IMPORTANTE

Deve priorizar as tarefas que fazem a tua empresa se mover em direção ao seu objetivo, para que assim consigas alcançar todas as metas que tiveres. Evita e elimina tudo aquilo que não faça avançar o teu empreendimento, ou seja, elimina da tua lista tudo o que considerares URGENTE.

Deves dar uma prioridade ás tarefas realmente relevantes, para que façam a tua empresa avançar até conseguir alcançar o seu objetivo. Elimina todas as tarefas que permanecem em estado pendente.

Este quadro aborda as atividades onde devemos ter foco:

Urgente

Não Urgente

Importante

I
Crises, projetos com data marcada

II
Prevenção, Relações, Planejamento, Recreação

Não importante

III
Interrupções, ligações, atividades populares

IV
Pequenas tarefas,  email, atividades agradáveis

Hábito 4:  Pense sempre em ganhar/ganhar

Básicamente é uma filosofia de vida que devemos aplicar nas nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. A vitória de uma pessoa não acontece necessariamente ás custas da derrota de outra,  ambas as partes podem sair beneficiadas.

Somos ensinados a viver num mundo de competição, desde a infância quando comparamos nossos brinquedos com os de outras crianças. Passamos pelo processo de tirar as melhores notas na escola, até chegar a competição de possuir as melhores casas e os melhores carros.

Tenta sempre que tanto tu como a pessoa com quem estás a negociar, saiam beneficiados. Assim ambos vão sair ganhando e tu serás recompensado.

Evita sempre o egoísmo, não penses só em ti, pensa também nas necessidades dos outros.

Algumas pessoas acreditam que o dinheiro é finito e por isso devem lutar para conquistá-lo primeiro, porém,  podes fazer o teu próprio dinheiro, inventar o teu trabalho.

Não é necessário competir com outros pela mesma vaga.

Quando crias o teu próprio trabalho, estás a ajudar outras pessoas, pois estás oferer empregos a elas. Pelo que, estás a cultivar o pensamento ganha/ganha. Isso serve para qualquer outra atividade da tua vida.

Hábito 5: Procure primeiro entender, depois ser compreendido

Este é o principal segredo para uma comunicação efetiva. Devemos criar empatia para que depois possamos aprender a ouvir e entender melhor as pessoas. Usa a empatia não só para entender a mensagem que a outra pessoa transmite, mas também para saber o que a outra pessoa sente.

É importante compreender as pessoas e, para isso, é importante ouví-las. Desta forma, poderás ter a mente aberta para procurar uma solução ao problema. Isso vai te ajudar a conseguir o hábito ganhar/ganhar, evitando assim que imponhas as tuas ideias sem saber o que a outra pessoa precisa.

Muitas pessoas quando possuem o interesse de conversar com alguém, mal começam a falar sobre as suas situações e logo são interrompidos pelos outros que dizem já ter passado pelo mesmo problema.

As pessoas são diferentes uma das outras e, portanto, os teus problemas por mais parecidos que sejam, causam reações diferentes. Portanto, tenta antes ouvir com empatia, pode resultar muito mais confortante do que dar imediatamente conselhos para resolver tal problema.

Hábito 6: Crie Sinergia

A Sinergia é combinar vários esforços, que juntos geram um maior resultado, do que aqueles que gerariam de uma forma separada. Este hábito implica uma cooperação criativa e um trabalho em equipa.

Confronta os problemas com uma mente aberta para a negociação, evitando assim pensar que a sua maneira de pensar é a única visão correta. Ove a outra pessoa e contribui para alinhar a tua ideia com a visão da outra e depois propõe uma solução em conjunto.

A Sinergia significa que o todo é mais do que a soma de ambas as partes.

Quando convivemos e trabalhamos em sinergia, podemos criar muito mais coisas do que se tivéssemos que realizar tudo sozinho.

Procura somar as diferenças que tiveres com uma pessoa que veja as coisas diferentes de ti. Através dessa soma, ambos poderão chegar a conclusões semelhantes, mas com soluções diferentes.

Em vez de criticar as pessoas que te irritam, procura entender onde vocês poderiam ter sinergia, para poderem conviver em harmonia e assim respeitar as diferenças de ambas.

Hábito 7: Afine o instrumento

Para finalizar Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o autor, incorpora hábitos de crescimento pessoal na tua vida, em 4 dimensões:

  • Fisicamente: coma bem, descanse tudo o que precisar e faça exercício fisico.
  • Espiritual: Usa a música, o teatro, o cinema, os livros, a religião, a meditação para te enriqueceres espiritualmente e para que a tua mente seja refrescada.
  • Mental: Estar constantemente aprendendo coisa novas, introduzindo novos conhecimentos que te permitam estar atualizado e ativo inteletualmente.
  • Social: Relaciona-te PESSOALMENTE (e não virtualmente) tudo o que poderes, para poderes desenvolver as tuas habilidades sociais, ativar o teu networking e para enriquecer o teu conhecimento com experiências que podes partilhar com outras pessoas.

Conclusão do livro: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Este livro é recomendado não só para quem quer empreender, mas também para quem quer ter uma nova perspetiva da vida. Uma obra que já é um dos maiores best-sellers de sempre. Com ele vais conseguir superar muitos dos desafios que colocar no teu caminho.

Qual é o teu sonho? Tens vontade de ter novos desafios na tua vida? Queres fazer aquela dieta que tanto anseias? A resposta é: seja pró-ativo! Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é sem lugar a dúvida um dos livros mais recomendados para quem vai empreender e também para quem já é empreendedor

Para todos:

1ª TAREFA: Analisa a tua dieta (corrija-a, se necessário)

2ª TAREFA: Dedica um tempo diariamente para fazer exercício

3ª TAREFA: Dorme mais e melhor

4ª TAREFA: Dedica tempo diariamente para ler um livro, para ouvir musica, para meditar, para rezar…

5ª TAREFA: Coloca uma meta semanal (quinzenal ou mensual)  para ler um livro que lhe proporcione novos conhecimentos ou inscreve-te num curso que possa enriquecer o teu conhecimento e assim gerar novas ideias.

6ª TAREFA: Reune-te com uma pessoa de quem gostas e não vês há algum tempo. Faz o mesmo com alguém que aches interessante e com quem gostarias de ter um melhor amizade ou que te pode proporcionar novo conhecimento.

Para quem não é empreendedor (ainda)

1ª TAREFA: Define qual é a tua meta ou objetivo. Se queres ter um dinheiro extra, algum projeto com o qual queres começar, uma meta de vendas que desejas alcançar… Deixa isso escrito num papel.

2ª TAREFA: Analiza bem os passos necessários para chegar onde queres e para saber o caminho que deves percorrer. Essas são as tarefas mais IMPORTANTES.

3ª TAREFA: Escolhe a primeira tarefa desta lista e tenta ser responsável de a tornar realidade. Não penses duas vezes e finaliza essa tarefa pendente. Faz o mesmo com o resto das tarefas.

Para quem é empreendedor mas quer alcançar novos objetivos

TAREFAS MAIS IMPORTANTES: de agora em diante faça o seguinte em todas as suas reuniões:

  • Entra na reunião com mente aberta, sem pensar em impor o que tu pensas.
  • Ouve primeiro. É importante ouvir o que dizem e a forma como o fazem.
  • Pensa numa solução que seja conveniente para ambas as parte. Algo que seja bom para ambos, pense sempre na formula GANHAR/GANHAR. Deixe que ganhem todos e possam obter assim uma experiência positiva dessa reunião.

Podes comprar Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes em:

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Wook.pt | Fnac.pt | Amazon Brasil | Amazon Espanha (Edição Brasileira) (Edição em Inglês) | Amazon UK (Em Inglês)

 

Também te pode interessar: O melhor template para seo em wordpress 2018

About Ivo Pereira

Previous

Google Analytics: Tutorial completo sobre a melhor ferramenta de estatísticas

Bancos de Imagens Gratuitos e em HD: Os melhores sites de 2018

Next