Themeforest: As principais razões para não comprar lá os seus templates

|

Themeforest é um site onde pode comprar uma amplia variedade de templates para o WordPress. Mas será que vale mesmo a pena comprar lá o seu template? Hoje vamos analisar e descobrir se realmente vale a pena comprar temas num dos marketplaces  mais amplios do wordpress.

Este post serve para as pessoas quem têm algo menos de experiência no mundo WordPress. Nele vamos contar a nossa experiência com os temas do ThemeForest.

A principal finalidade é evitar que vocês cometam os mesmos erros que eu cometi no passado. Depois te ter comprado uma amplia variedade de temas, foi possível comprovar o seu funcionamento.

Este é um assunto que tem vindo a gerar algum debate por esta internet fora. Uma coisa eu tenho a certeza, cada vez mais web designers optam por evitar o Marketplace da Themeforest, em prol de templates como o Divi, Genesis ou o GeneratePress.

O WordPress é uma plataforma que já uso há muitos anos e o ThemeForest era um site muito utilizado por mim para comprar temas. No entanto, com o tempo fui me apercebendo que é melhor tentar evitar comprar lá os seus templates. Pelo qual, vejamos, quais são as principais razões pelas quais eu não recomendo este Marketplace.

As principais razões para não comprar templates no Themeforest

Themeforest é o maior Marketplace de templates do WordPress, ou dito de outra forma é um mercado onde pode comprar ou vender templates. Básicamente themeforest faz a função de intermediário entre cliente e vendedor.

Na atualidade conta com quase 11.300 templates, que estão muito bem organizadas por categorias e preparadas para poderem ser instaladas. Além do mais também vai poder encontrar templates para outros CMS como Joomla, Prestashop, Magento, etc…

Por que não aconselho a compra de templates no Themeforest?

Quando comecei a usar o WordPress, admito que estava sempre de olho no site do Themeforest. Julgava ter encontrado o site onde poderia encontrar o template ideal para os projetos que tinha em mente. E na realidade eles têm templates que visualmente me fascinavam e é um marketplace onde pode encontrar todo o tipo de templates.

Hoje em dia posso admitir que naquela altura me deixava levar pelas aparências e por todas as funcionalidades que eles prometiam na versão demo dos templates.

Depois de algumas compras efetuadas no site deles, deparei-me que a realidade não era assim tão fantástica como faziam pensar os demos. Obter resultados decentes era algo complicado e o pior de tudo era o tempo e as dores de cabeça que tinha para obter aquilo que queria.

Depois cometia sempre o mesmo erro. Sempre que tinha um novo projeto usava sempre um template diferente, pelo que as opções de configuração mudavam sempre e lá regressavam as minhas dores de cabeça.

Hoje em dia, posso afirmar que tento evitar o máximo possível, a não ser que seja um caso excepcional, porque o projeto assim o exige, para o resto não uso templates do Themefores.

Vamos agora ver quais sãos os principais inconvenientes de comprar template no Themeforest e claro vamos ver também as principais alternativas

Os principais problemas de quem compra templates no Themeforest

#1 Nem sempre é tudo tão bonito como parece

Todos os templates disponíveis parecem tão agradáveis e acabam por entrar pelos olhos. Não se deixe enganar pela aparência dessas demos tão incríveis, com textos e imagens que foram perfeitamente adaptados ao design do site. Quando tiver que preparar o site á sua maneira, as coisas não vão ser assim tão simples como parecem.

Nas demos podemos ver fotografias de uma grande qualidade. Desta maneira tentam vender esses templates que parecem tão extraordinarios que vai fazer com que você se apaixone logo. O problema surge quando tenta substituir essas imagens pelas suas, algo que não será assim tão fácil como parece á simples vista.

Outra coisa que deve ter em consideração é que vai estar muito limitado no tamanho das imagens. Eu diria que muitas vezes vai ser quase impossível tentar substituir essas imagens por outras que não coincidam com o mesmo tamanho.

Por outras palavras, poderíamos dizer que será obrigado a adaptar o seu conteúdo ao design já definido no modelo do template.

Vai estar sempre muito limitado para levar a cabo a estrutura de desenho que você tinha pensado, pois será tudo muito estático.

#2 Ficará sempre limitado quanto a design

Templates que dispõe de várias demos e que lhe oferecem várias opções, mas muitas delas nem vai precisar. Com esses templates vai ser muito complicado realizar designs únicos.

Por norma geral, as demos disponíveis são quase sempre simples clones umas das outras. São todas apresentadas com textos e imagens preparadas para que se adaptem á perfeição com o design das demos.

Se construir o seu site basado num desses templates, será realmente muito complicado criar sites que não sejam parecidos entre si.

themeforest

Além do mais, é muito provável encontrar vários sites que usem a mesmo demo que você usou, e tal como você também não conseguiu fazer grandes modificações. Assim vai correr o risco de ter um site parecido a muitos outros.

E como já referimos antes, nunca pode ser uma boa opção ter que adaptar o seu conteúdo ao design. Dificilmente vai conseguir adaptar todos os seus textos e imagens a esse espaço que já vem na demo.

#3 Os templates vêm com conteúdo que vão sobrecarregar o seu site

Quase todos os templates vêm com várias funcionalidades e opções de configuração, é certo! Mas será que precisa de todas essas funcionalidades? Muitas dessas funcionalidades são dispensáveis, além disso vêm carregados com scripts que vão fazer que seu site fique bem mais lento.

Como consequência o seu site vai ser prejudicado e vai demorar bem mais a carregar todo o conteúdo. Isso irá fazer com que muitos usuários se cansem de esperar e abandonem o site site, sem ver o conteúdo, devido a uma má experiência.

Algo que também acabará bastante penalizado será o SEO do seu site. Para quem não sabia ainda, para o Google também é realmente muito importante que o seu site seja rápido.

É mais aconselhável adicionar novas funcionalidades ao seu site com plugins e assim irá evitar que o seu site carregue scripts que são totalmente desnecessários na maioria das vezes.

Prefiro usar templates que atuam como um framework, que vêm com as funcionalidades mais básicas e imprescindíveis para funcionar. Assim vou poder adicionar todas as funcionalidades que eu precisar.

#4 Quero mudar de template! E agora?

A imensa maioria desses templates vêm carregados com vários shortcodes e widgets. Se algum dia decidir mudar de template, o novo template não vai ser capaz de interpretar todos esses shortcodes e o seu site ficará repleto de texto que não são reconhecidos.

O meu conselho, é você tentar evitar todos esses templates que utilizem shortcodes para ampliar funcionalidades. Isso irá evitar várias dores de cabeça num futuro.

Os templates contêm na sua imensa maioria muitos shortcodes, algo que pode ser totalmente agradável. Contudo a longo prazo, isso vai lhe prejudicar.

Esses novos recursos devem ser implementados com plugins e não com templates que vêm carregados de extras. Num futuro vai ser bem mais fácil poder trocar de template sem ficar com medo de perder algumas funcionalidades.

#5 A configuração de templates nem sempre é tão fácil como parece

Na sua imensa maioria, os templates são difíceis de configurar. Até os usuários com mais experiência vão sentir essa dificuldade, imagine alguém que não tem muitos conhecimentos.

Também é verdade que já encontrei alguns templates com uma configuração bem mais fácil. No entanto vai ser preciso imenso tempo para configurar todos os aspectos que deseja modificar no seu template, assim como configurar da maneira que você adoraria.

#6 A licença só é válida para um site

Quando comprar um template no Themeforest, só poderá usar esse template em um projeto. Os templates custam em média entre 50$ – 80. Se desejar usar esse mesmo template em outro projeto será de uma forma ilegal.

themeforest

Se você quiser comprar uma licença válida para vários sites, o preço dos templates dispara a uns preços astronómicos que podem alcançar fácilmente entre 1.000$ e 3.000$. Algo que seria impensável se estiver a pensar em criar pequenos projetos.

Imagine que depois de usar esse template, o mesmo não cumpre as suas expectativas… é uma autentica loucura!

Hoje em dia, existem opções bem melhores. No final deste post vou falar de um template que com uma só licença vai poder usar em todos os seus projetos.

Assim vai pagar uma só vez e vai poder instalar todas as vezes que desejar. É uma ideia bem mais atrativa, certo?

#7 O suporte dos templates é uma questão de sorte…

Muita gente não se importa o suficiente com este aspeto, mas para mim é algo fundamental.

Você imagina o que é comprar um template de 60$ e quando tem um problema não dispõe de documentação online para resolver esse problema? Além disso o suporte, muitas vezes deixa muito que desejar. Muitas vezes demoram uma eternidade em responder, o que vai supor uma perda de tempo valioso para poder lançar o seu projeto.

Uma coisa é certa, durante todos estes anos de experiência que tenho no desenvolvimento de sites, já encontrei de tudo. Muitas vezes também será possível encontrar developers que oferecem um bom serviço de suporte.

Deve evitar sempre que possível esses templates que não disponham de um suporte técnico e que não contem com atualizações recentes. É provável que num futuro se depare com problemas depois de atualizar o seu site de WordPress.

Qual é a melhor alternativa ao Themeforest?

Depois de lhe dar a conhecer os motivos para não comprar um template no Themeforest, chegou a altura de dar a conhecer a melhor maneira de de evitar todos esses inconvenientes que referimos acima. Desta forma vai ser mais fácil evitar comprar em Themeforest.

Esta alternativa que lhe vamos dar a conhecer, vai com certeza satisfazer todas as suas necessidades, sem ter um template muito “pesado” no seu site.

GeneratePress o template que surgiu para lhe facilitar a vida

Se você já segue as minhas publicações, já deve imaginar qual é a minha recomendação. O meu template favorito é o GeneratePress, um template que desde o meu ponto de vista, está a revolucionar o mundo dos templates em WordPress.

Para além de ser um template “levezinho”, foi criado para satisfazer a necessidade a usuarios experientes e aos menos experientes. Um template que conta com as coisas mais básicas, sem funcionalidades extra que podem fazer que o seu site fique mais lento. A demo que Tom apresenta no seu site é que vai poder obter.

Além do mais é um template gratuito, embora essa versão seja algo mais limitada do que a versão premium. Agora vai ter a possibilidade de ter um template responsive, clean e muito simples. No caso de querer adicionar outras funções, pode instalar o plugin que desejar.

As opções de modificação a nivel de design, são enormes, fazendo com que seja muito fácil dar o seu estilo aos seus templates.

Um código criado a pensar numa boa otimização, para que assim possa obter os melhores resultados de velocidade no seu site. Pode sempre fazer uns testes em Pingdom ou Gtmetrix para comprovar os resultados.

Não tem incorporado nenhum tipo de shortcodes, pelo que pode trocar de template muito fácilmente. Evitando assim uma enorme dor de cabeça que lhe podem causar outros templates.

Com o GeneratePress, vai poder controlar totalmente a estrutura do seu site. Vai poder modificar as fontes, cores, margens, personalizar os menus, entre muitas outras opções

Se falarmos do suporte que dispõe este template, é do melhor que eu já vi até hoje. Tom Usborne e a sua equipa vão lhe dar um suporte em tempo recorde e muitas vezes vão até ajudar em assuntos alheios ao template.

Neste post pode comprovar todas as características e perceber as maravilhas que faz este template.

O melhor de tudo é o seu preço!

O GeneratePress é um template que custa o módico valor de 39.95$ e vai poder instalar em todos os sites que você precisar. Não é extraordinário?

Além do mais, pode sempre optar pela sua versão gratuita, que não conta com os dados de configuração do template. Mas pelo preço, acho que é uma opção que deve ter em conta antes de optar por outro template.

Conclusão

O GeneratePress em combinação com o Elementor, vai lhe facilitar a tarefa de criação de um site com o seu próprio estilo.

São duas ferramentas que combinam na perfeição. O GeneratePress vai-se encarregar da estrutura do seu site e o Elementor vai lhe ajudar a dar o toque final.

Antes de acabar o post, quero esclarecer que nem todas os templates do Themeforest são ruins. Tenho quase a certeza que no meio de tanto template pode encontrar alguma que lhe deixei satisfeito. Na minha opinião existem melhores opções que lhe vão permitir ter designs mais versáteis e a um preço mais acessível.

Qual é a sua experiência com o Themeforest? Já teve alguma má experiencia? Ou será que você pensa que eu estou errado? Partilhe a sua opinião com os outros usuários e vamos descobrir se toda a gente partilha a mesma opinião.